Implementação de Chatbots

A busca das empresas por melhorar a experiência do cliente e reduzir custos através da automatização e integração de processos operacionais, junto a evolução tecnológica e seus baixos custos está fomentando a criação de chatbots em empresas de todos os tamanhos.

Os chatbots são um novo canal de comunicação com seus clientes, parceiros e até mesmo sua equipe interna. Seu potencial de entendimento das solicitações e automatização de processos aumenta muito a eficiência do funcionamento da empresas.

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Quais setores possuem casos de uso?

Diversos segmentos de negócio podem se beneficiar da implementação de chatbots.

  • E-commerce / Varejo: Atendimento ao cliente, dúvidas sobre produtos, busca de produtos, compras rápidas, pagamentos.
  • Seguro: Cotações de seguros, atendimento ao cliente, dúvidas e informações gerais.
  • Saúde: Agendamento de consultas, consulta de horários, preparo para procedimentos, informações de funcionamento (veja mais em Talk a Bot Health)
  • Hospitalidade (hotéis e shoppings): Solicitação de serviços, localização de pontos de interesse, pagamentos.

E não só somente empresas grandes podem implementar chatbots. Apesar de uma necessidade de tecnologias avançadas, como inteligência artificial, os custos destes serviços hoje são baixos e podem ser suportados mesmo por empresas pequenas.

Como “pensar” um chatbot?

Ter um chatbot como canal de comunicação é muito interessante, gera muito valor para as empresas que o adotam. Mas o conteúdo do chatbot e a definição clara da missão dele é muito importante. Algumas perguntas devem ser respondidas:

  • Quais processos ele irá resolver?
  • O chatbot conseguirá chegar ao final do processo a que ele se propõe, integrado aos sistemas internos? Ou necessitará de intervenção humana?
  • Um chatbot simples, de perguntas e respostas predefinidas é suficiente? Ou será necessária utilização de tecnologias cognitivas ?
  • Qual a base de conhecimento disponível para treinar o chatbot?
  • Como o chatbot irá ser monitorado e evoluído ao longo do tempo?
  • Como a eficiência do chatbot irá ser medida?

Ter um chatbot deve gerar valor para sua empresa e para isto é vital definir um business case antes da implementação.

Quais os benefícios?

Ao adotar um chatbot, os seguintes benefícios são obtidos:

  • Disponibilidade: Atendimento 24 horas, 7 dias por semana ao alcance dos dedos do cliente
  • Processo Padronizado: Diminuição de problemas causados por erros de processo
  • Assertividade: As informações passados ao cliente são mais precisos
  • Satisfação do Cliente: Resolver rapidamente, de qualquer lugar, com baixo custo é o sonho do cliente.
  • Experiência do cliente: Saber exatamente quem ele é, quais seus produtos, seu histórico, e oferecer assistência à ele durante todo o atendimento.
  • Fortalecimento da Marca: A retenção de clientes pelo atendimento via chatbots é maior, trazendo ganhos de imagem à marca.
  • Integração: O chatbot pode interagir diretamente com seus sistemas corporativos através de APIs, automatizando atividades e simplificando a comunicação.

Como a SM22 pode participar da implementação de Chatbots?

A SM22 atua na implementação de chatbots cognitivos, desde a elaboração, análise de retorno sobre o investimento, seleção de plataformas tecnológicas, desenvolvimento de integrações, curadoria de conteúdo e suporte.

Tem interesse? Quer criar um chatbot? Vamos falar! contato@sm22.com.br

Veja mais no artigo Chatbots - Um novo canal de relacionamento